Ativistas protestam contra o aumento do cartão dos vereadores

ONG Minha Manaus faz uma intervenção urbana, expondo os nomes e rostos de 37 vereadores que aprovaram o aumento da verba indenizatória em 83%

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Nesta quinta-feira (27), cidadãos e coletivos amazonenses se mobilizaram na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus, para denunciar os parlamentares que votaram a favor do aumento de 83% da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) dos vereadores de Manaus, o "Cotão". Com a medida cada vereador passa a receber 33 mil reais dos cofres públicos a partir do fim de janeiro. Cartazes com nomes e fotos dos vereadores que votaram de forma favorável ao reajuste foram fixados em trechos da avenida, A intervenção contra o aumento cotão é organizado pela Minha Manaus, iniciativa que impulsiona o ativismo democrático entre indivíduos e organizações manauaras.

Na última sessão plenária do ano de 2021 da Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores de Manaus aprovaram, em maioria, o aumento do cotão e do número de assessores. A votação teve caráter de urgência e foi aprovada com 37 vereadores se posicionando a favor. A cota para o Exercício da Atividade Parlamentar passou de 18 mil para 33 mil reais por mês. O valor serve pata cobrir gastos mensais que cada parlamentar tem com combustível, aluguel de veículos, internet e etc, e é pago de forma indenizatória.

"Colocando na calculadora, o valor em um ano ultrapassa 16 milhões de reais, montante que certamente poderia ser investido na melhoria da qualidade de vida da população. O aumento do cotão é um tremendo desrespeito aos manauaras". Aponta a mobilizadora da Minha Manaus, Luciana Travassos.

"Um dinheiro que daria, por exemplo, para comprar 160 mil doses de vacinas ou, ate mesmo, pagar 40 mil auxílio Brasil para os necessitados será revertidos em gastos que parlamentares farão livremente na pasta de cada um, é inadmissível" diz Luciana.

Dentre os aumentos aprovados na mesma sessão, também estão previstos reajustes salariais em 10% para servidores da CMM. O número de funcionários por gabinete também passará por aumentos. Hoje cada parlamentar pode ter até 30 assessores. A partir do fim de janeiro, eles terão direito a até 45 assessores.

No início desta semana, dois vereadores de oposição apresentaram um novo pedido contra o reajuste do cotão na Justiça Estadual. Um primeiro pedido feito por eles foi rejeitado.

As informações foram divulgadas pela assessória da Minha Manaus via *acritica.com
















WK NEWS AMAZONAS

Aqui você fica por dentro das novidades políticas e notícias do Amazonas. Ouça a nossa Rádio Web: www.radiowebkorban.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato