O presidente fala sobre política
O presidente Lula (PT), durante a cerimônia de posse - 01/01/2022 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo |
Durante entrevista à GloboNews, o presidente Lula enviou um recado aos militares. “Quem quer fazer política deve tirar a farda, renunciar ao cargo, fundar um partido e entrar na política”, disse na quarta-feira, 18.
Petista disse antecipadamente que o Brasil precisa de uma “Forças Armadas preparada e fortalecida". Ele então lembrou que o exército deve "seguir a constituição". "Eles devem cuidar da defesa do povo brasileiro contra qualquer possível ataque externo", observou. “Em outras palavras, estamos tranquilos.
Em entrevista ao programa Gaúcho Pampa Debates, o general Sérgio Etchegoyen, ministro da Autoridade de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Temer, respondeu às declarações de Lula sobre os militares. Para Etchegoyen, eles demonstram "profunda covardia".
Segundo Etchegoyen, Lula sabe que os generais não vão acionar a imprensa para responder à ofensa. "Ele sabe que ninguém vai questionar o que ele diz", observou o soldado. “Isso significa que é uma técnica antiga para encontrar os culpados.
Desde que o petista saiu da prisão, ele elevou o tom com as Forças Armadas. Recentemente, no entanto, os comentários se tornaram mais frequentes. Lula revelou que não tem confiança em parte dos militares. Esse sentimento levou o Diretor-Geral a manter sob sua proteção agentes da Polícia Federal em vez da equipe da Secretaria de Segurança Constitucional.
Lula também disse que os militares não são uma força moderadora na sociedade.
Fonte: revistaoeste