Segundo o PT, o objetivo é "normalizar as relações" entre os dois países
Lula e Maduro têm antigas relações de amizade | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert |
O Itamaraty anunciou nesta quinta-feira, 19, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao processo de reabertura da Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela. O objetivo é "normalizar as relações" entre os dois países. Ontem, a delegação brasileira chegou à capital venezuelana para reabrir os procedimentos.
"O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, o que permite a retomada das negociações com o governo venezuelano sobre diversos temas que compõem a agenda entre os dois países", diz a nota de Itamarata.
O Itamaraty diz que Brasil e Venezuela compartilham laços de amizade que precisam ser reatados em prol da integração regional da América Latina.
O ex-presidente Jair Bolsonaro fechou a embaixada brasileira em Caracas em protesto contra o regime ditatorial de Nicolás Maduro. O ex-executivo não reconheceu a legitimidade do governo venezuelano.
Confira a nota completa:
Ontem, 18 de janeiro, uma missão diplomática brasileira chegou a Caracas para iniciar as medidas de reabertura da embaixada brasileira na Venezuela. A missão, chefiada pelo Embaixador Flávio Macieira, vai avaliar o estado dos imóveis e dar os primeiros passos para o pleno funcionamento da representação brasileira, inicialmente no nível de encarregado de negócios.
O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada das negociações com o governo venezuelano sobre diversos temas que compõem a agenda entre os dois países.
O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos e de amizade, é de fundamental importância não só para o adequado estabelecimento da agenda bilateral, mas também para a revitalização da integração regional, além da extensa fronteira.
A missão também será responsável por verificar as providências necessárias para a retomada oportuna dos serviços consulares para a comunidade brasileira na Venezuela.
Fonte: revistaoeste