O que significa a "nova governança global" defendida por Lula?

A proposta do presidente brasileiro enfraqueceria o parlamento do país

Lula está no Uruguai para encontros diplomáticos | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Lula está no Uruguai para encontros diplomáticos | Foto: Divulgação/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em discurso nesta quarta-feira, 25, no Uruguai, que pretende "lutar" por uma nova governança global. A proposta, sugere o PT, daria amplos poderes aos organismos internacionais e enfraqueceria os parlamentos dos países, que têm a prerrogativa de aprovar e rejeitar projetos.

"Se não tivermos uma governança global que decida cuidar do planeta, continuarão havendo reuniões como COP30, COP15, COP27, COP35 e COP40 onde tomamos decisões maravilhosas em nível internacional, mas quando você tenta colocar em prática em nossos estados, o Congresso não aprova - e as políticas não entram em vigor", disse o presidente.

Mercosul "aberto ao mundo"


Junto com Lula, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, disse que o mercado comum do Sul (Mercosul) deve ser "moderno, flexível e aberto ao mundo".

"Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema em admitir isso", observou Lacalle Pou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China como tem feito até agora. Ao mesmo tempo, o Brasil pode seguir seu próprio caminho. Divulgaremos então tudo o que foi negociado. Resumindo: o Mercosul que queremos deve ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.

A declaração de Lacalle Pou ocorre após críticas recentes de integrantes do bloco uruguaio. Os coordenadores nacionais de Brasil, Argentina e Paraguai no Mercosul criticaram o fato de Montevidéu buscar acordos bilaterais com outras nações.

Em nota conjunta, os três países informaram ao Uruguai que se reservavam "o direito de tomar as medidas que considerem necessárias para defender seus interesses jurídicos e comerciais".



Fonte: revistaoeste

WK NEWS AMAZONAS

Aqui você fica por dentro das novidades políticas e notícias do Amazonas. Ouça a nossa Rádio Web: www.radiowebkorban.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato