Governo anuncia fim da publicação diária de dados da covid

"Não há mais porque anunciar", disse Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass

Lula disse ter tomado pelo menos a segunda dose da vacina | Foto: Divulgação/PT
Lula disse ter tomado pelo menos a segunda dose da vacina | Foto: Divulgação/PT

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai suspender a publicação diária dos dados da covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, os números da doença serão atualizados apenas semanalmente. A mudança vale a partir de 3 de março.

O componente anunciou a mudança nas regras na 2ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Segundo o ministério, o contrato foi assinado por entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

"Não há mais razão para anúncios diários", disse Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass. De acordo com o boletim, a mudança na periodicidade visa “otimizar” o trabalho das equipes de fiscalização nos municípios, estados e no próprio ministério.

Segundo o ministério, apenas nove estados atualizam os dados diariamente. Outros 18 estados não registram casos ou mortes pela doença nos finais de semana. Três deles prestam informações uma vez por semana. No entanto, a pasta não especificou quais unidades da Federação estão se apropriando indevidamente do banco de informações.

Para a elaboração do boletim nacional, a Secretaria conta com dados dos Estados e do Distrito Federal, fornecidos por dois sistemas de carteira: Sivep-Gripe e eSUS Notifica.

"Os dados informados diariamente não permitem a análise epidemiológica exigida pela empresa e pelas autoridades de controle", argumentou o componente.



Fonte: revistaoeste

WK NEWS AMAZONAS

Aqui você fica por dentro das novidades políticas e notícias do Amazonas. Ouça a nossa Rádio Web: www.radiowebkorban.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato