A cerimônia acontecerá na sede do banco, no Rio de Janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) devem participar da solenidade. | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert |
O ex-ministro Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira, 6 de junho, em cerimônia no Rio de Janeiro. O presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ex-presidente Dilma Rousseff são esperados para a cerimônia.
Há duas semanas, a diretoria do BNDES aprovou por unanimidade o nome Mercadante, apesar de a lei das estatais proibir a prática. A confirmação foi concedida por despacho do Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU não viu problemas em Mercadante assumir o papel no documentário, aceitando o argumento de que Mercadante desempenhou apenas um papel "intelectual".
De acordo com a Lei das Empresas Estatais, “é vedado indicar para o Conselho de Administração e Conselho de Administração pessoa que, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, tenha atuado como participante do órgão decisório de partido político ou em trabalhos ligados à organização, estruturação e execução de campanhas eleitorais". Mercadante atuou como coordenador do programa eleitoral da campanha de Lula.
Com Mercadante no cargo, o banco retomará os investimentos em obras de infraestrutura nos países aliados, como fez em mandatos anteriores, disse ele em recente viagem à Argentina.
Fonte: revistaoeste