O presidente nomeou um delegado que atuou na direção da Polícia Federal no segundo mandato do PT
Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor-geral da PF, em foto durante evento em 2019 | Foto: Divulgação/USP |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu um velho conhecido para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O nome de Luiz Fernando Corrêa, delegado da Polícia Federal (PF), foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 3. Corrêa foi diretor-geral da PF no segundo governo de Lula. A indicação agora será analisada pelo Senado.
O delegado federal assumiu o comando da PF no final de 2007, quando a corporação passava por crises decorrentes das primeiras grandes operações realizadas no primeiro governo Lula, incluindo a Satyagraha que investiu contra o banqueiro Daniel Dantas.
Ele substituiu Paulo Lacerda e fez uma série de mudanças que resultaram na saída de delegados seniores de cargos de liderança. Na época, a eleição de Corrê foi vista como uma forma de paralisar as investigações que vinham causando problemas para o governo federal.
A confirmação da eleição de Corrê ocorre um dia após o governo aprovar oficialmente a transferência da Abin para a Casa Civil, desobrigando-o das responsabilidades militares.
Os dirigentes da Abin defenderam a nomeação de dirigentes da própria agência para a direção-geral, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Sob Lula, Abin fiscalizará "grupos extremistas"
Após reformulação no governo Lula, Abin vai monitorar "grupos extremistas nas redes sociais". O objetivo é antecipar "ataques à democracia". Supostos financiadores de grupos que disseminam "discursos de ódio" receberão atenção especial da Abina.
Fonte: revistaoeste