Mulheres de ministros de Lula têm cargos vitalícios e altos salários

Por serem esposas de ex-governadores, não podem participar da avaliação de suas contas

Lula, durante o evento de apresentação de seus ministros | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Lula, durante o evento de apresentação de seus ministros | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Em janeiro deste ano, a Assembleia Legislativa do Piauí elegeu a ex-primeira-dama Rejane Dias como assessora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Seu marido, o atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, governou o Piauí até março de 2022.

Outros dois ex-governadores que agora são ministros de Lula já chegaram ao governo federal com suas esposas eleitas para os Tribunais de Contas de seus estados. O ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho, casado com Renata Calheiros – eleita em dezembro pelos deputados estaduais pelo TCE de Alagoas, faz parte de uma lista de destaque.

Outro ministro de Lula com a esposa no Tribunal de Contas é o Desenvolvimento Regional Waldez Góes.. O ex-governador, casado com Marília Góes, ainda comandava o estado quando sua esposa se tornou conselheira do TCE no Amapá, em fevereiro de 2022. Sua nomeação chegou a ser suspensa pela Justiça por acusações de nepotismo, mas a decisão foi anulada.

As mulheres já nomeadas, fazendo parte dos tribunais responsáveis ​​pelas contas dos governos estaduais, não podem exercer uma das principais funções dos vereadores por serem esposas de ex-governadores: não podem participar do julgamento de suas contas.

Benesse do cargo


Para se ter uma ideia, cargos em tribunais de contas trazem os seguintes “benefícios”:

Estabilidade até aos 75 anos - idade de reforma na função pública;

Recompensa de R$ 35.462,22.

Outra candidata ao Tribunal de Contas


Outra candidata ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas é Aline Peixoto, que omitiu em seu currículo que trabalhou no Ministério da Saúde do Estado da Bahia. É casada com Rui Costa, Ministro da Casa Civil.

Caso os prazos da Comissão de Constituição e Justiça sejam cumpridos, a votação para definir o cargo na Câmara dos Deputados ocorrerá no dia 7 de março. São necessários 32 votos para eleger Peixot.

Cargos vitalícios


O senador Eduardo Gomes (PL-TO), primeiro-ministro no Congresso, busca apoio para a aprovação de um projeto de emenda à Constituição (PEC), que visa criar o cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República.

O texto, que ainda está sendo elaborado, traria experiências semelhantes às testadas em outros países. Os senadores vitalícios tomariam posse no próximo mandato e teriam diferentes privilégios. Podiam debater projetos de lei e integrar comissões temáticas, mas não participavam da votação de emendas ou do processo de escolha do presidente da Câmara.

A próxima PEC estipula que os senadores vitalícios teriam direito apenas a um gabinete e alguns assessores do corpo efetivo do Senado – o que teoricamente reduziria os custos para os contribuintes.



Fonte: revistaoeste

WK NEWS AMAZONAS

Aqui você fica por dentro das novidades políticas e notícias do Amazonas. Ouça a nossa Rádio Web: www.radiowebkorban.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato