Uma das principais promessas de campanha do presidente virou metáfora após a eleição
Lula disse que o preço da carne caiu 15% desde o início de seu governo | Foto: Divulgação/TV Brasil |
Uma plateia de petistas "acusou" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de picanha durante evento em Rondonópolis (MT).Na sexta-feira 3, o presidente participou da cerimônia de entrega das 1.400 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
Em discurso, Lula disse que sairia de Rondonópolis "feliz" porque entregar as casas dos mais pobres foi uma "bênção". Além disso, o presidente sugeriu que houvesse churrasqueiras nas unidades habitacionais. Ele também disse que o preço da carne cairia 15% desde o início de seu terceiro mandato. E o público respondeu: “Picanha! Bife de alcatra! Bife de alcatra!".
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço da carne caiu 0,5% em janeiro. Para o termo “carne”, a instituição avalia o preço de diferentes tipos de cortes — incluindo bovinos, suínos e ovinos. Ao mesmo tempo em que o preço da carne em geral caiu 0,5%, o preço da picanha subiu 0,7%. A próxima pesquisa de preços do IBGE referente aos dados de fevereiro só será divulgada na sexta-feira, dia 10.
Na campanha eleitoral, Lula disse várias vezes que os brasileiros voltariam a "comer picanha" em seu possível terceiro mandato. Porém, após a volta do PT ao Palácio do Planalto, militantes de esquerda afirmaram que a promessa era apenas uma metáfora.
Fonte: revistaoeste