Além de potencializar as atrações culturais que serão oferecidas durante o festival e incentivar o turismo
FOTOS: Alex Pazuello, Lucas Silva e Arthur Castro / Secom |
Amazonas - O governador Wilson Lima lançou nesta sexta-feira (10/03) o 56º Festival Folclórico de Parintins, que em 2023 será pautado pelos pilares da cultura, turismo e sustentabilidade. Em cerimônia no Teatro Amazonas, Wilson Lima também anunciou o repasse de R$ 10 milhões para a festa, R$ 5 milhões para Caprichoso e Garantido bois-bumbás.
O governador reforçou as medidas integradas que incluirão todos os órgãos estaduais, o que mostra a determinação do governo amazonense em incentivar um partido que, por meio da disputa pelo gado azul e vermelho, movimenta a cadeia produtiva do município, gerando empregos e renda para o interior.
“Ano passado tivemos o maior festival de sempre, mas pela procura que tivemos, bilhetes esgotados em menos de duas horas, sem barcos, sem alojamento, não tenho dúvidas que este ano vai ser muito melhor do que a festa do ano passado. E vamos fazer mais um grande show”, disse Wilson Lima.
Além de fortalecer os atrativos culturais que serão oferecidos durante o festival e fomentar o turismo para tornar a ilha, localizada a 369 quilômetros de Manaus, rota turística nacional, o governo do Amazonas também fortalecerá as práticas sustentáveis antes, durante e após o término do festival. festival, em um esforço conjunto com Caprichoso e Garantido e patrocinadores da festa.
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O governador Wilson Lima também determinou o envolvimento de representantes do Bumba na prática de atividades de proteção ao meio ambiente.
“Para este ano, temos três pilares importantes, que são a cultura, o turismo, mas acima de tudo, o mais importante deles, a sustentabilidade. Estamos caminhando rumo ao Festival Folclórico de Parintins para alcançar um momento 100% sustentável porque as futuras gerações dependem disso”, disse Wilson Lima.
No Teatro Amazonas, além do governador e oficiais dos dois bois do Bumbás, estiveram presentes os secretários de estado, como cultura e economia criativa, Marcos Apolo; meio ambiente e sustentabilidade (Sema), Eduardo Taveira; Presidente da Empresa de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio; Prefeito de Parintins, Bi Garcia; Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade Dep. e demais deputados estaduais; deputados federais Saulo Vianna e capitão Alberto Neto, além de vereadores da Ilha e demais autoridades estaduais.
Parintins 2023
FOTOS: Alex Pazuello, Lucas Silva e Arthur Castro / Secom |
Em 2023, o 56º Festival Folclórico de Parintins será realizado nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho e, além do patrocínio do governo do Amazonas, conta com o apoio da Coca-Cola Brasil em uma parceria de longa data e consolidada para promover o evento. , que completa 27 anos este ano e anunciou um valor de R$ 2,5 milhões para este lançamento.
“Ficamos muito felizes em participar e ver o festival e nos orgulhamos todos os anos, pois a Coca-Cola é patrocinadora oficial há 27 anos”, disse o Diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, Vitor Bica, agradecendo ao governador Wilson Lim pela parceria.
FOTOS: Alex Pazuello, Lucas Silva e Arthur Castro / Secom |
Os presidentes dos bois-bumbás também agradeceram ao governador e falaram da imponência da festa. “Obrigado, governador Wilson Lim, por acreditar nessa festa porque ela é tudo, inclusive apoiando a economia da nossa cidade de Parintins e de muitas outras cidades”, disse o presidente do Garantido, Antonio Andrade. “Governador Wilson Lim, muito obrigado por nos permitir fazer mais um grande festival e este será ainda maior”, completou o presidente da Caprichoso, Jender Lobato.
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Cultura
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai organizar novamente o circuito +Cultura, que foi realizado pela primeira vez no ano passado. Entre as atrações do circuito estarão uma visita guiada ao Bumbódromo; uma trilha artística com exposição ao ar livre de obras de diversos artistas locais; Trio Panavueiro e organização de feiras de economia criativa para apoiar o trabalho de artesãos e empresários locais.
Sustentabilidade
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), juntamente com a Coca-Cola Brasil, vão adaptar mais uma vez a campanha "Garotos do Reciclo", que aconteceu pela primeira vez em 2022. A meta, este ano promove um festival cada vez mais sustentável e, por isso, o governo está trabalhando em um Plano de Redução de Resíduos Sólidos; medidas para compensar as emissões de carbono e o uso de energia limpa.
Turismo
Para fomentar o turismo no município e pensar em colocar o município no roteiro nacional de destinos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) pretende realizar em abril um "Workshop Bem Vindo 2.0" para capacitar 120 profissionais da área. . Os serviços do Turistódromo oferecidos em 2022, que atraíram cerca de 40 mil pessoas, serão ampliados para oferecer mais comodidade aos turistas.
Marca oficial
Durante o evento, o governador Wilson Lima também apresentou a marca oficial do Festival Folclórico 2023. Criada exclusivamente por uma dupla de artistas locais, a marca, além de destacar as características do folclore amazônico, também tem como objetivo valorizar e incentivar o trabalho do folclore amazonense artistas.
*Com informações consultivas via cm7*.