Fiscais do Sinetram foram posicionados nos terminais e pontos finais das estações de bairros
Foto/Reprodução |
Manaus - A instalação de câmeras de monitoramento em ônibus em Manaus ajudou a reduzir o número de assaltos a ônibus. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 30,6% menos casos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
Atualmente, 66% da frota possui câmeras de monitoramento. E nos próximos meses, todos os veículos passarão a ser fiscalizados, um investimento que faz parte da política da Prefeitura de Manaus de modernização do sistema de transporte público, que inclui a revitalização dos terminais de integração.
Segundo dados do Sinetram, foram registrados 617 assaltos no transporte público de Manaus de janeiro a abril de 2022, e 428 no mesmo período deste ano em 2023, ou seja, 30,6% a menos.
Em entrevista coletiva na última sexta-feira, 19 de maio, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a redução. “Agradecemos o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que atuam dentro dos Terminais de Integração, mas o grande diferencial nessa redução é o convênio que fechamos com as empresas para a instalação das câmeras. Hoje, 66% dos ônibus contam com esse equipamento e nossa meta, a partir desse entendimento, é ter 100% da frota de ônibus de Manaus monitorada por câmeras de segurança. As medidas não freiam a ação dos bandidos, mas desaceleram”, enfatizou o prefeito.
O diretor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, também analisou a redução do número de roubos a ônibus. “É natural porque todo bandido que entra no ônibus para roubar vai ter a imagem registrada”, ressaltou.
Segundo Paulo Henrique, as câmeras já possuem um sistema de gravação e agora está sendo implementado um monitoramento em tempo real que pode identificar uma pessoa. “O autarca decidiu que 100% dos autocarros têm este sistema”, assegurou.
Foto/Reprodução |
Avanços
Vemos a cada dia a melhoria do transporte público em Manaus nas estradas da cidade com investimentos em equipamentos e também na valorização dos trabalhadores.
A parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Sinetram traz inovações tecnológicas para otimizar a operação das linhas de ônibus e a gestão dos terminais da cidade.
Nos terminais e nas extremidades das estações vizinhas, foram colocados fiscais de via do Sinetram, equipados com tablets com programa especialmente desenvolvido para monitorar todos os movimentos dos ônibus em tempo real. A medida visa monitorar os horários de chegada e partida dos ônibus, bem como o número de passageiros que embarcam em linhas individuais e aguardam nos terminais.
Outra implementação de tecnologia avançada para auxiliar no monitoramento da frota de ônibus foi a aquisição de um drone, que terá meios para ser utilizado principalmente em casos de grandes eventos e situações de desvio de rota.
Revitalização da frota de veículos e terminais
O prefeito David Almeida já entregou 250 novos ônibus desde o início de sua gestão. Estima-se que mais 150 novos ônibus sejam entregues aos moradores até o final de 2023, e 200 até 2024.
Os terminais de integração são reformados e modernizados.
A Prefeitura entregou o Terminal 2 (T2), localizado no bairro Cachoeirinha, totalmente reformado. Foram feitas reformas nos banheiros, pintura, aplicação de piso tátil para aumentar a segurança de pessoas com mobilidade reduzida e idosos, TVs de LED para informar sobre os horários dos ônibus e câmeras de leitura facial para reforçar a segurança dos usuários e combater a criminalidade nestes lugares.
Em um esforço para promover a acessibilidade e melhorar o transporte em Manaus, o prefeito assinou ordens de serviço para a reforma do Terminal 3, localizado no bairro Cidade Nova, e a construção do Terminal 7, localizado na Avenida Torquato Tapajós, ambos na zona norte do município. cidade.
O principal objetivo desses investimentos é oferecer aos usuários do transporte público urbano um serviço de alta qualidade, seguro e ágil e, assim, garantir um acesso mais eficiente aos passageiros.
Fonte: cm7Brasil