Petista afastou irmão do presidente da CPI do MST do comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva
O decreto foi assinado não apenas por Lula, mas também pelo ministro da Defesa, José Múcio | Foto: José Cruz/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez várias mudanças em cargos de liderança relacionados às Forças Armadas, conforme publicado na edição desta quinta-feira do 25º do Diário Oficial da União.
Exceto Lula. O ministro da Defesa, José Múcio, também assinou o decreto. Entre as mudanças está a mudança na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, que passou a ser comandada pelo General Marcelo Lorenzini Zucco.
O militar é irmão do deputado federal tenente-coronel Zucca (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST.
Confira as mudanças
O general Marcelo Lorenzini Zucco deixará o cargo de comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Ele agora servirá como adido do Comando Militar do Sul.
O General Ricardo José Nigri vai chefiar a Secretaria de Planejamento e Gestão do Ministério de Ciência e Tecnologia. Anteriormente, ocupou o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), de onde saiu em abril, ao mesmo tempo que o ex-ministro Marco Gonçalves Dias.
O General de Brigada da Aeronáutica, Max Cintra Moreira, foi nomeado chefe do Gabinete Administrativo Executivo do Estado-Maior da Aeronáutica. Ele também fazia parte do GSI, foi reconvocado por Ricardo Cappelli, que assumiu interinamente o corpo após a saída de Gonçalves Dias.
O General Marcelo Goñes Sabbá de Alencar assumirá o cargo de 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército após sua recente saída do GSI.
O general Eduardo Antonio Fernandes deixará o cargo de comandante de logística para atuar como assessor militar da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York (EUA) por dois anos.
O General de Brigada da Aeronáutica Márlio Concidera Estebanez deixará a Gerência Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica para assumir a chefia do Centro de Gestão Estratégica do Comando de Defesa Cibernética.
O general Paulo Sergio Reis Filho assume o cargo de comandante de comunicações e guerra eletrônica do Exército e deixa o cargo de chefe do Centro de Defesa Cibernética.
O General Paulo Edson Santa Barba deixará o comando do Estado-Maior do Comando Militar do Leste e assumirá o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
O General Mario Eduardo Moura Sassone foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste e deixou o comando do Centro de Coordenação de Operações do mesmo comando.
O general Luís Carlos Soares de Sousa vai deixar a chefia do Gabinete de Planeamento e Gestão do Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir a chefia do Centro de Ciberdefesa.
Fonte: revustaoeste