Os dados da doença estão contidos no GAL.
Foto/Reprodução |
Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas publicou nesta quinta-feira (15) um Boletim Epidemiológico sobre arboviroses no Amazonas.
Entre 1º de janeiro e esta quinta-feira (15 de janeiro), foram notificadas 8.883 suspeitas de arboviroses, sendo 1.383 confirmadas por critérios laboratoriais ou clínico-epidemiológicos para dengue, 2 para Chikungunya, 5 para Zika e, especificamente por laboratório, 1.258 casos de Oropouche febre. Os dados estão contidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Na lista dos municípios amazonenses com maior número de casos notificados de arboviroses: Manaus (4.641), Tefé (472), Lábrea (405), Manacapuru (355), Carauari (337), Coari (288), Iranduba (207 ). ), Envira (170), Presidente Figueiredo (171) e Itacoatiara (145).
Dengue
Com o relatório, além de listar o total de notificações de casos suspeitos, a FVS-RCP passa a divulgar os casos confirmados de dengue com base em critérios laboratoriais ou clínico-epidemiológicos.
A mudança na divulgação é baseada nas diretrizes nacionais de vigilância de arboviroses do Ministério da Saúde e representa o detalhamento epidemiológico necessário para melhor compreensão do cenário.
Oropouche
A identificação dos casos confirmados de febre Oropouche é feita pela investigação dos casos de dengue.
Assim, no cenário de arboviroses do Amazonas, ainda estão confirmados 1.258 casos de febre Oropouche (segundo critérios laboratoriais). Os dados da doença estão contidos no GAL.
A apresentação dos dados do Oropouche é segmentada devido à necessidade de monitorar a circulação do vírus Oropouche, cujo diagnóstico é atualmente confirmado por meio de testes de pacientes com dengue notificados como negativos.
Fonte: cm7Brasil