A distribuição das doses das vacinas acontecerá a partir de quinta-feira (15 de fevereiro)
Amazonas - Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, recebeu neste sábado (02/10) 78.760 doses de vacina contra dengue enviadas pela Secretaria de Saúde como estratégia complementar de combate à dengue.
A vacina contra dengue será direcionada a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro de Várzea.
Esses municípios fazem parte da região de Manaus, do entorno e do Alto Rio Negro, área de saúde que está sujeita à análise de uma equipe do Ministério da Saúde para efeito de recebimento de benefícios. Nesta primeira etapa serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a chegada da vacina fortalece a resposta do Amazonas no combate à dengue e funciona como ação complementar às medidas preventivas contra a doença, com destaque para a eliminação dos criadouros causa do mosquito Aedes aegypti. , que transmite arbovírus como a dengue.
“O Amazonas é o primeiro estado da região Norte a receber uma remessa de doses da vacina Qdenga para prevenção da dengue. Mesmo com a vacina, precisamos reforçar as medidas de controle do mosquito em nossas casas, como evitar água parada e manter as cisternas fechadas. A vacina se tornou mais uma forma de prevenção”, enfatiza a diretora-geral da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A vacina contra dengue recebida corresponde à primeira dose do esquema vacinal detalhado pelo responsável pela vigilância epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo.
“Faremos pleno uso das vacinas para os municípios que foram cadastrados conforme critério do Ministério da Saúde. Já entramos em contato com os municípios. o país", disse ele.
A distribuição das doses das vacinas ocorrerá a partir de quinta-feira (15/02), por meio de planejamento das secretarias municipais de saúde junto à FVS-RCP por meio da gestão de imunização.
Os municípios responsáveis pela execução da campanha de vacinação determinarão o início da vacinação no território dos municípios. A inclusão da vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) foi anunciada oficialmente em dezembro de 2023.
Prevenção da dengue
A estratégia mais eficaz para prevenir a dengue é evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A eliminação dos locais de nidificação inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de flores, garrafas vazias e recipientes de plástico.
Manter os quintais e áreas ao redor das residências limpos e livres de entulhos também é estratégico para reduzir os criadouros do mosquito. A FVS-RCP também recomenda uma estratégia de verificação semanal da área de moradia ou trabalho a cada dez minutos para eliminar criadouros.
Fonte: cm7Brasil