A Compasso Construções foi escolhida para executar o projeto
Foto/Reprodução |
Amaazonas – Proprietários de equipamentos pesados como caçambas, tratores e caminhões-pipa na cidade de Boca do Acre (a 1.026,73 km de Manaus), levantaram suspeitas sobre o não pagamento à empresa Compasso Construções Terraplanagem e Pavimentação e ao Governo dos Estados Unidos. O Amazonas alega falta de pagamento de aluguel de veículos contratados para obras de asfalto na região.
Em 2022, a prefeitura municipal de Boca do Acre e o Governo do Estado do Amazonas uniram forças, resultando no convênio número 035/2022, no valor de R$ 26.490.352,39.
Foto/Reprodução |
A Compasso Construções é a empresa escolhida para executar o projeto. Um dos proprietários do equipamento disse que além de não concluir as obras de pavimentação da estrada conforme prometido, a Compasso Construções saiu da cidade sem pagar o aluguel do veículo.
Mencionou ainda que, num mês, a empresa despachou materiais de construção durante a noite, sem dar qualquer explicação aos fornecedores locais.
“De repente, a empresa descarregou a máquina no meio da noite sem deixar vestígios ou motivo. Com a demissão do engenheiro e da equipe, estamos aguardando uma explicação sobre a empresa dizer que não tem dinheiro para nos pagar”, disse Unodweba.
Os documentos legais não estabelecem claramente o roteiro para a implementação do trabalho e não definem um calendário de implementação. Porém, de acordo com o Mapa de Obras do Governo do Amazonas, o prazo para conclusão da obra é 16 de fevereiro deste ano.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Compasso Construções se envolve em disputas relacionadas a projetos inacabados financiados pelo governo do estado.
Em 2023, foram relatados problemas semelhantes em relação às obras de reforma da rodovia AM-010, de responsabilidade do grupo AM, do qual a Compasso faz parte.
A empresa também é liderada pelo projeto Asfalta Manaus, cujo custo ultrapassa R$ 818 milhões de dólares, porém, segundo o “Asfaltômetro”, até março de 2024 apenas 2.794 das 10 mil estradas prometidas foram pavimentadas.
Foto/Reprodução |
Dados da Receita Federal mostram que a Compasso Construções tem sede na Avenida Torquato Tapajós, região centro-oeste de Manaus, e é de propriedade de Antônio Militão de Souza Neto e Zaira Rocha Simões de Souza.
Foto/Reprodução |
Fonte: cm7Brasil
Tags
Manaus